Personalidades

Padre Antônio Lima

Padre Antônio Lima é patrono da cadeira n 13 da ACALA (Academia Arapiraquense de Letras e Artes).

Filho do agricultor Manoel Pereira Albuquerque e da dona de casa Ana Dorotéia da Natividade, nascido no dia 14 de abril de 1927, no povoado Lagoa do Caldeirão, no município de Palmeira  dos Índios/AL.

Aos 23 anos de idade, isto é, no dia 2 de dezembro de 1951, Antônio Lima, aluno dedicado e profundo conhecedor da língua portuguesa, foi ordenado padre em solenidade acontecida na Igreja Matriz de N. S. do Amparo, da cidade de Palmeira dos Índios.

Depois de sua ordenação, foi nomeado vigário das Paróquias de Piaçabuçu, São Braz e Feira Grande/AL, vindo, posteriormente, ocupar a função e coadjutor da paróquia N. S. do Bom Conselho, capelão do Colégio S. Francisco de Assis e primeiro vigário da Paróquia de Santo Antônio no bairro Cacimbas, em Arapiraca/AL.

Considerado um religioso muito humanista e dedicado aos jovens, Padre Antônio Lima era formado em Letras e Filosofia, destacando-se como grande professor de Português, Francês e Latim. Sua carreira no magistério se deu nos Colégios N. S. do Bom Conselho, Quintella Cavalcante e S. Francisco de Assis e, foi um dos professores fundadores da Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca.

Alguns dos textos do padre Antônio Lima foram publicados “posmortem” no seu livro “Recados Para os Meus Irmãos”, sob pesquisa e organização de Maria Madalena Barros de Menezes, no ano 2000.

Admirado como padre, como professor e como cidadão pela comunidade alagoana. Pe. Antônio Lima veio a falecer no dia 23 de fevereiro de 1980. Nesta data, portanto, Palmeira dos Índios/AL perdeu o seu filho ilustre, a Igreja Católica ficou órfã de seu bom pastor e a cidade de Arapiraca ficou empobrecida na sua cultura e no seu saber. A morte do ainda jovem padre Antônio se deu após uma cirurgia de transplante de rim, na cidade de Recife/PE, em decorrência de complicações pós-operatórias.

Fonte : Livro “ Acala – História e Vida “, abril de 2009

(Visited 4 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *