Personalidades

Deputado José Marques da Silva

José Marques da Silva, nasceu no dia 12 de fevereiro de 1924, era filho do fazendeiro e agro-pecuarista Alcino Marques da Silva e da professora Josina Marques da Silva. O casal teve Três filhos; Otacília Marques da Silva, Valdemar Marques da Silva e José Marques da Silva, todos já falecidos.

José Marques da Silva, aprendeu as primeiras letras com sua mãe e a sua infância foi igual a todos os garotos da sua idade, brincando na rua, jogos de bola  e em meios aos animais. Após  completar sete anos de estudo na Escola Mista do povoado, onde nos fundos, funcionava a empresa de algodão do seu pai ( um vapor de algodão ).

Após concluir o curso primário no então distrito de Canudos, Marques da Silva, foi estudar em Maceió, e não perdia os laços com a família e o seu pequeno povoado onde nasceu, todos os finais de semana e as férias eram revistos com muita saudade.

Marques da Silva estudou ainda em Palmeira dos Índios antes de  fazer o exame de admissão em Maceió.

Marques da Silva, segue seu destino, foi para Maceió, estudou no Colégio Diocesano e anos mais tarde formou-se em medicina em Salvador/BA. Após concluir o curso veio para Arapiraca, e não perdeu os contatos com sua terra de origem, era normal, clinicar, sem contudo nada cobrar das pessoas pobres, amigas,  moradores e agricultores das terras de seu pais.

Outra virtude de Marques da Silva, era a dedicação e respeito a todas as  pessoas, independente da sua condição social ou econômica. Sempre que solicitado, atendia aos clientes em suas residências por mais distante e humilde que fosse, e na maioria das vezes doava os  medicamentos quando os pacientes não tinha condições.

 Médico, com 32 anos de idade, faria 33 anos no dia 12 de fevereiro, cinco dias antes foi assassinado, no dia 7 de fevereiro de 1957, ás 20 hs 45 minutos, em frente a residência onde morava, na praça que hoje leva seu nome.

Formado em medicina, pela faculdade da Bahia/BA, chegando em Arapiraca no dia 14 de fevereiro de 1952, logo após concluir o curso.

Iniciou sua vida pública em 1948, quando cursava o terceiro ano de Medicina, foi convidado a ser candidato a deputado estadual pelo então Senador Rui Palmeira, não obteve êxitos nessa investida política. Voltou a sair candidato em 1954, saindo vitorioso com 3.760 votos. Em Arapiraca, votaram 7.400 eleitores. Marques da Silva, foi o deputado mais votado do Estado, seu coeficiente deu para eleger mais dois deputados.

(Visited 14 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *